TATU roteiros BURACAO 2 - Cachoeira do Buracão + Mirante do Pati + Mucugê = 2 dias e 1 noite
  • A cachoeira do Buracão, espetacular queda d’água no município de Ibicoara.

• Mirante do Pati, o coração do Parque Nacional.

DIA 01

Mirante do Pati.Vila de Guiné.Mucugê

• 5h de caminhada

• 4h de carro

Saímos de Capão às 8h30 para tomar o rumo do sul pela estrada de terra que corre no oeste do parque nacional entre Palmeiras e Mucugê. Temos neste trecho de estrada um visual incrível sobre a cordilheira do Sincorá, um paredão de 500 metros de altura que esconde o Vale do Pati. A pequena vila de Guiné foi no passado um dos principais acessos ao interior do parque, o gado costumava subir nas alturas na época da estiagem. Pegamos a trilha subindo forte até o Beco onde se tem grande panorama sobre as planícies, avistando no horizonte a serra do Barbado e o Pico das Almas. A trilha segue pelos gerais do Rio Preto até chegar na “rampa” onde se tem a maior vista da Chapada, o Mirante do Pati. Parada na volta para um banho nas águas do Rio Preto. Seguimos de carro até a vila de Mucugê (antigamente Santa Isabel do Paraguaçu) para um pernoite nesta vila que resume na sua arquitetura toda a história de riqueza da Chapada Diamantina. Pernoite na Pousada Pé de Serra.

DIA 02

Ibicoara + Cachoeira do Buracão

• 110km de Mucugê

• 1h30min de caminhada

Depois do café da manhã seguimos para o sul até a vila de Ibicoara, grande centro produtor de café onde paramos para pegar o guia que nos acompanhará até a Cachoeira do Buracão (a presença de um guia local é obrigatória nesta visita). São mais 30 km de estrada de chão até chegar no local de estacionamento. Ainda 40 minutos de caminhada para alcançar o desfiladeiro no qual desce com força total o fluxo do rio que forma a cachoeira. Parece a entrada de um mundo perdido que cruzamos andando pela beira do paredão ou nadando no rio até descobrir a majestosa queda de 80 metros que enche de vapor de água a imensa piscina rodeada de rocha. Voltamos no final da tarde para Mucugê e seguimos para Capão.