TATU roteiros Pati MINI banner - Vale do Pati - mini trekking
  • De uma duração de dois dias para quem não tem muito tempo, este mini trekking permite conhecer o vale do Pati passando uma noite hospedado no Pati de cima.em casa de nativo A saída se da pela vila do Guiné.

Este trekking exige uma boa condição física com 7 a 8 horas de caminhada por dia assim como o material adequado (ver lista a seguir) O itinerário pode ser modificado em função das condições meteorológicas. Inicio da caminhada no Vale do Capão. A participação ao trekking passa por uma avaliação com o guia na véspera na qual são abordados todos os aspectos do roteiro e contratação do seguro. Sua bagagem poderá ficar na agência.

Dia 01

Vale do Capão + Altiplanos do Vieira + Vale do Pati

  • 6h – 7h de caminhada

  • 600 metros de desnível

Saída às 08hs de carro da agência até a vila do Bomba, início da trilha do Pati. A trilha sobe por uma bela floresta até alcançar o corrego da galinha onde se avista toda a extensão do Vale do Capão. Atravessamos em seguida os Gerais do Vieira, grandes extensões planas percorridos por vários rios com cachoeiras. Estes altiplanos foram usados como pasto durante décadas. A administração do parque determinou no ano de 2000 a expulsão do gado como garantia da preservação efetiva da área Lanche e banho na Cachoeira dos Cristais onde um antigo rancho oferece abrigo em caso de chuva (na Bahia chove também!). Seguimos pela trilha dos tropeiros, lindo visual sobre o conjunto da serra do Sincorá. Temos aqui uma linda vegetação de campo rupestre, plantas insetívoras, orquídeas e sempre-viva (Paepalanthus). Podemos ver o Gavião pé de Serra e com muita sorte o urubu rei que frequenta as alturas. Alojamento em casa de nativos no Pati de cima , quartos e banheiros coletivos. Camas com lençóis e cobertores, toalha de banho

Dia 02

Gerais do Rio Preto + Colo do Beco + Vila de Guiné

Com a finalidade de ter um roteiro mais leve nossa trilha de retorno vai em direção a vila de Guiné, na parte oeste do Parque Nacional. Atravessamos toda a extensão dos Gerais do Rio Preto com parada para lanche na beira do rio. O colo do Beco oferece um panorama excepcional sobre a planície que separa as duas cordilheiras com a serra do Barbado no extremo oeste. Chegando embaixo da ladeira calçada de pedras pegaremos um carro para voltar no Capão fazendo aquela paradinha obrigatoria no barzinho de Guiné.