TATU roteiros calixto banner - Vale do Pati - Trilha do Calixto
  • Um meio ambiente repleto de rios e cachoeiras único no Brasil numa área preservada e somente acessível a pé.

  • As florestas primarias repletas de orquídeas e bromélias, os altiplanos que deixam o viajante entrar em comunião com a natureza.

  • O contato com os povos nativos que sabem receber com carinho e fartura o visitante.

O trekking do Vale do Pati exige uma boa condição física com 7 a 8 horas de caminhada por dia assim como o material adequado (ver lista a seguir) O itinerário pode ser modificado em função das condições meteorológicas. Inicio da caminhada no Vale do Capão. A participação ao trekking passa por uma avaliação com o guia na véspera na qual são abordados todos os aspectos do roteiro e contratação do seguro. Sua bagagem poderá ficar na agência.

Dia 01

Vale do Capão + Altiplanos do Vieira + Vale do Pati

  • 6h – 7h de caminhada

  • 600 metros de desnível

Saída às 08hs de carro da agência até a vila do Bomba, início da trilha do Pati. A trilha sobe por uma bela floresta até alcançar o córrego da galinha onde se avista toda a extensão do Vale do Capão. Atravessamos em seguida os Gerais do Vieira, grandes extensões planas percorridos por vários rios com cachoeiras. Estes altiplanos foram usados como pasto durante décadas. A administração do parque determinou no ano de 2000 a expulsão do gado como garantia da preservação efetiva da área Lanche e banho na Cachoeira dos Cristais onde um antigo rancho oferece abrigo em caso de chuva (na Bahia chove também!). Seguimos pela trilha dos tropeiros, lindo visual sobre o conjunto da serra do Sincorá. Temos aqui uma linda vegetação de campo rupestre, plantas insetívoras, orquídeas e sempre-viva (Paepalanthus). Podemos ver o Gavião pé de Serra e com muita sorte o urubu rei que frequenta as alturas. Alojamento em casa de nativos no Pati de cima , quartos e banheiros coletivos. Camas com lençóis e cobertores, toalha de banho.

Dia 02

Vale do Pati + Cachoeira dos Funis + Prefeitura

  • 4h – 5h de caminhada

Depois do café da manhã bem caprichado com produtos da roça, vamos pela floresta densa num percurso de ume hora e meia até a Cachoeira dos Funis. O conjunto de duas quedas d´água impressiona, rodeado de matas primitivas. Seguimos o roteiro vale abaixo até alcançar a antiga prefeitura do Pati na beira do rio. O imóvel restaurado oferece belo visual sobre as falésias do morro dos Dedos. Várias casas de nativos se espalham nos arredores. Aproveitamos para visitar o Poço da Árvore, bela piscina natural e cachoeira no meio da mata. Jantar e segunda noite

Dia 03

Vale do Pati + Vale do Calixto + Capão

  • 6h – 7h de caminhada

  • 700 metros de desnível

O vale do Calixto apresenta uma densa floresta nativa e duas belas cachoeiras para banho e relaxamento. Presença do macaco Barbado (Bujio) que urra na densa floresta principalmente nas épocas de reprodução, de setembro a janeiro. Subimos na mata até alcançar os gerais num belo ponto de vista sobre a Baixa Funda (zona intangível do parque nacional) que aglomera as nascentes do rio Roncador e Ancorados. Seguimos para o norte até a Toca do Gaucho. O tal do Gaucho morou nesta toca nos anos 80 e procurava ouro nos gerais. Passamos pelo rio Ancorados e suas pedras alaranjadas, paradinha para descanso. Chegada no Capão no final da tarde, ufaaa, são 18h00 na Chapada Diamantina.

Dia 04 – opcional

Cachoeirão por cima + Prefeitura

  • 5h – 6h de caminhada

O maior cãnion do Pati recebe a majestosa cachoeira de 220 metros de altura conhecida como Cachoeirão. Do alto da cachoeira é possivel admirar a subida do Imperio que leva para a cidade de Andaraí assim como a densa floresta que cobre o vale do Cachoeirão. Lanche no local. Volta a Prefeitura no final do dia.

Capão Pati Capãook - Vale do Pati - Trilha do Calixto