TATU roteiros guine banner  - Vale do Pati - Vila do Guiné - De 3 a 5 dias
  • Um meio ambiente repleto de rios e cachoeiras único no Brasil numa área preservada e somente acessível a pé.

• As florestas primarias repletas de orquídeas e bromélias, os altiplanos que deixam o viajante entrar em comunião com a natureza.

• O contato com os povos nativos que sabem receber com carinho e fartura o visitante.

O trekking do Vale do Pati exige uma boa condição física com 7 a 8 horas de caminhada por dia assim como o material adequado (ver lista a seguir) O itinerário pode ser modificado em função das condições meteorológicas. Inicio da caminhada no Vale do Capão. A participação ao trekking passa por uma avaliação com o guia na véspera na qual são abordados todos os aspectos do roteiro e contratação do seguro. Sua bagagem poderá ficar na agência.

Dia 01

Vale do Capão + Altiplanos do Vieira + Vale do Pati

• 6h – 7h de caminhada

• 600 metros de desnível

Saída às 08hs de carro da agência até a vila do Bomba, início da trilha do Pati. A trilha sobe por uma bela floresta até alcançar o córrego da galinha onde se avista toda a extensão do Vale do Capão. Atravessamos em seguida os Gerais do Vieira, grandes extensões planas percorridos por vários rios com cachoeiras. Estes altiplanos foram usados como pasto durante décadas. A administração do parque determinou no ano de 2000 a expulsão do gado como garantia da preservação efetiva da área Lanche e banho na Cachoeira dos Cristais onde um antigo rancho oferece abrigo em caso de chuva (na Bahia chove também!). Seguimos pela trilha dos tropeiros, lindo visual sobre o conjunto da serra do Sincorá. Temos aqui uma linda vegetação de campo rupestre, plantas insetívoras, orquídeas e sempre-viva (Paepalanthus). Podemos ver o Gavião pé de Serra e com muita sorte o urubu rei que frequenta as alturas. Alojamento em casa de nativos no Pati de cima , quartos e banheiros coletivos. Camas com lençóis e cobertores, toalha de banho.

Dia 02

Vale do Pati + Cachoeira dos Funis + Prefeitura

• 4h – 5h de caminhada

Depois do café da manhã bem caprichado com produtos da roça, vamos pela floresta densa num percurso de uma hora e meia até a Cachoeira dos Funis. O conjunto de duas quedas d´água impressiona, rodeado de matas primitivas. Seguimos o roteiro vale abaixo até alcançar a antiga prefeitura do Pati na beira do rio. O imóvel restaurado oferece belo visual sobre as falésias do morro dos Dedos. Várias casas de nativos se espalham nos arredores. Aproveitamos para visitar o Poço da Árvore, bela piscina natural e cachoeira no meio da mata. Jantar e segunda noite

Dia 03

Prefeitura + Gerais do Rio Preto + Colo do Beco + Vila de Guiné

Com a finalidade de ter um roteiro mais leve nossa trilha de retorno vai em direção a vila de Guiné, na parte oeste do Parque Nacional. Atravessamos toda a extensão dos Gerais do Rio Preto com parada para lanche na beira do rio. O colo do Beco oferece um panorama excepcional sobre a planície que separa as duas cordilheiras com a serra do Barbado no extremo oeste. Chegando embaixo da ladeira calçada de pedras pegaremos um carro para voltar no Capão.

Dia opcional

Cachoeirão por cima

• 5h – 6h de caminhada

• 500 metros de desnível

• Trilha de dificuldade média

Saímos da nossa hospedagem logo depois do café caprichado e pegamos a trilha em direção aos gerais do rio Preto. Subida forte de pouco mais de uma hora e meia para alcançar a bela paisagem da serra do Sincorà. A cidade de Mucugê fica naquele momento a dois dias de caminhada em direção ao sul ! mas nosso roteiro pega outro rumo, direção o vale do Cachoeirão passando por campos rupestres e densas florestas. O paredão de 200 metros onde chegamos oferece um visual magnifico até a subida do Império, podemos deliciar-nos de toda a extensão do vale do Cachoeirão e fazer um lanche na toca , pensando nos garimpeiros que ficaram por aqui no século passado. As quedas d’água dependem da chuva assim que é possível encontrar dezenas de cachoeiras ou somente uma ou duas. Voltamos a nossa hospedagem pelo mesmo caminho, chegando as 17h00 para um descanso merecido.

Dia opcional

Castelo do Pati

• 5 a 6 horas de caminhada

• Desnível de 600 metros

• Trilha difícil

Capão Pati Guiné - Vale do Pati - Vila do Guiné - De 3 a 5 dias

Lista de material para o trekking

• Protetor solar + boné + óculos escuros
  • Papel higiênico, toalha pequena
  • Cantil ou garrafa pet
  • Chinelo para noite
  • Moletom de maio a setembro
  • Mini-farmácia individual
  • Lanterna com pilhas novas + troca
  • Casaco impermeável ou capa de chuva
  • Tennis confortável ou sapato de caminhada
  • Mochila de ataque (20 a 30 litros)